Thursday, December 18, 2008

PSICOLOGIA

TRABALHO DE PSICOLOGIA

Trabalho apresentado segundo as exigências da disciplina de Psicologia, do curso de Bacharel em Teologia, sob a orientação da Prof. Viana

FACULDADE EVANGÉLICA DE TEOLOGIA
(SEMINÁRIO UNIDO)
Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro - 2002

1)O que é percepção?

Apesar de que o homem Adão foi criado o último no mundo físico, ele foi criado primeiro no mundo da idéia (Logos), como o padrão de toda a criação. O homem é o microcosmo (encapsulação) de todo o universo. Conseqüentemente, todos os elementos do universo existam dentro do homem como "protótipo"(1).
Todos os seres criados existem como os objetos do homem para o homem e devem ser reconhecidos pelo homem. O que significa que todas as coisas foram criadas com a expectativa da aparência do homem na terra(2).
Por essa razão somos capazes de reconhecer e perceber o conteúdo e a forma dos objetos só porque já temos uma forma e um conteúdo correspondente dentro de nossa consciência. Por exemplo, para reconhecer uma flor no mundo físico, nós precisamos uma imagem precedente de uma flor dentro de nossa mente, sem o conteúdo e a forma dentro nossa consciência (protótipo), seriamos totalmente incapazes de perceber qualquer coisa(3).
A percepção é o estágio de formação da cognição onde as qualidades de um objeto estão recebidas no cérebro através das sensações e produzam uma imagem na mente. A mente procura um protótipo correspondente. O estágio de crescimento é o estagio de cognição através da colação entre a imagem externa e o protótipo. O pensamento esta aplicado e a informação é conhecida, no estágio de perfeição nós podemos pensar sem ver o objeto(4).

2)A memória de curto prazo e a memória flash

A memória é a capacidade de recuperar informações, a parte do cérebro responsável pela memória é a área associação do temporal anterior. Segundo a Epistemologia da Unificação, o homem é um microcosmo, (encapsulação) do universo, conseqüentemente, todos os elementos do universo existem no homem como "protótipo", somos capazes de reconhecer objetos só porque nós já temos uma forma correspondente em nossa mente, é chamado de "protoconsciência". Quando uma criança vê uma flor pela primeira vez, ele não sabe qual é o tipo, depois que alguém ensine o nome dela é uma rosa por exemplo, então a imagem da rosa será gravada na sua memória. Quando ele encontrará de novo uma rosa, ele reconhecerá imediatamente porque a imagem já esta na memória, podemos esquecer a imagem, mas ela não vai desaparecer(5).
A memória flash é provavelmente informações recebidas através dos sentidos espirituais, nossa mente pode ser submetida aos antepassados ou outros seres espirituais e os anjos que querem passar uma mensagem ou uma informação para nós.

3)Tipos de inteligência

Segundo os estudos de Howard Gardner há múltiplas inteligências, seguem as definições adaptadas por J. Keith Rogers(6):

1) A Inteligência "Corpóreo-Kinesthetica"
É a inteligência do controle dos movimentos do corpo e a capacidade de manipular objetos com habilidade. Por exemplo: atores, dançarinos, nadadores, acrobatas... etc., desenvolvem esse tipo de inteligência.

2) A Inteligência "interpessoal"
É a capacidade de remarcar e fazer distinções entre outros individuais, especialmente entre os humores, temperamentos, motivações, intenções e desejos, mesmo escondidos e agir baseada neste conhecimento. Por exemplo: políticos e líderes religiosos podem desenvolver esse tipo de inteligência.

3)A Inteligência "Intra-Pessoal"
É a capacidade de formar um modelo detalhado de se mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida. É a capacidade de distinguir os sensações de prazer da dor emocional, e nesta base de se tornar envolvido ou afastado da situação.

4)A Inteligência "Logical-Matematical"
É a capacidade lógica, matemática e científica. A abstração é fundamental, raciocínio é complexo e resolver os problemas é natural. Ordem e seqüência são significativas. Há um desejo de saber a causa e a explicação da existência.

5)A Inteligência "Musical"
É a capacidade de usar elementos musicais: alto, ritmo, timbre e compreender as características de um tom ou a qualidade do som. Há varias dificuldades e papéis com a composição, a performance e a audição.

6)A Inteligência "Naturalista"
É a capacidade de entender, relacionar-se, categorizar, classificar e explicar as coisas encontradas no mundo natural.

7)A Inteligência "Lingüística"
É a capacidade de usar com clareza as operações da linguagem, a sensibilidade da significação das palavras, seguir as regras das gramáticas. A sensibilidade dos sons, ritmos, inflexão das palavras. Compor poesias bonitas para ouvir. Utilização das palavras para excitar, convencer, estimular, transmitir informações e agradar.

8)A Inteligência "Espacial"
É a capacidade de perceber o mundo exatamente e de recriar sua experiência visual. Reconhecer as transformações dos elementos em outros, usar imagens mentais e produzir gráficos com informações espaciais, sentido de direção, movimento. Por exemplo: marinheiros, engenheiros, cirurgiões, escultores, etc... desenvolvem esse tipo de inteligência.

4)As Categorias de motivação

Segundo A. H. Maslow(7), há cinco necessidades básicas:

1)As necessidades fisiológicas
O corpo automaticamente controla através do instinto o conteúdo de todos os elementos necessários para manter a vida, se falta de qualquer elemento, a sensação de sede, fome e fatiga vai aparecer. Quando as necessidades fisiológicas básicas são cumpridas, a segunda categoria de desejos aparece.

2)As necessidades de segurança
Podemos observar a partir das crianças, que reagem sem esconder quando não têm segurança, eles tornam se doentes. Eles crescem melhor como uma vida regular de rotina bem programada. O papel protetor da família é fundamental e essencial, que fornece segurança, ordem, organização e paz ou seja uma vida sem perigo. Os adultos em geral procuram, emprego seguro, uma poupança, um plano de saúde, aposentadoria, buscando a segurança dentro da sociedade.

3)As necessidades do amor
Quando as duas primeiras necessidades estão cumpridas, surge o desejo de amor, afeição e de ter parentes. O ser humano precisa de ter pai, mãe, cônjuge, irmãos, irmãs, filhos e amigos. O desejo de relações carinhosas é muito forte até esquecer os dois primeiros. Os distúrbios em amor e afeição são a primeira causa das doenças psicopatológicas.

4)As necessidades da estima
Todo mundo deseja estabilidade, firmeza e uma alta avaliação de si mesmo, auto-respeito, auto-estima, respeito dos outros, realização, confiança, independência, liberdade, reputação, reconhecimento e apreciação. A satisfação da auto-estima conduz a confiancia, força, capacidade, estar útil e necessária no mundo. Impedir essas necessidades produzem a perda de ânimo e de confiança e o sentimento de inferioridade.

5)As necessidades de auto-realização
Depois que todos os desejos acima estão realizados, logo vai surgir um outro desejo, o homem tem que fazer aquele o que ele foi destinado de fazer. Por exemplo um musico deve fazer música, um artista deve desenhar,...etc. A forma da realização vai depender de cada um, de acordo com os dons, a criatividade, com o desejo de ser o melhor atleta, o melhor artista ou uma mãe ideal, um pai ideal.

A busca da felicidade é o desejo universal de todos seres humanos. É a motivação principal da vida, então como alcançar a verdadeira felicidade e alegria? Quando nós cumprimos o propósito de nossa vida, que foi dado por nosso criador Deus, Nossos Pais Originais. O propósito original da criação dos seres humanos é de dar alegria a Deus. Como os homens e mulheres tornaram-se objetos de beleza para Deus? Eles devem se tornar à imagem de Deus através de suas personalidades e em relações com os outros e a natureza.
O alvo principal de todas as religiões e sistemas éticos são incluídos dentro das três bênçãos (Gn. 1, 28) representando o cumprimento humano e os desejos de todos os povos.

a)Ser um indivíduo de personalidade perfeita.
b)Criar uma família com amor verdadeiro.
c)Viver dentro de um mundo de paz em harmonia com a natureza(8).

6)Sobre Emoção

A maioria dos cientistas distinguem três emoções básicas: o prazer, o medo e a raiva. Nesta base aparece uma variedade de emoções e sensações humanas que são exprimidas. Dentro do cérebro, o Hipotálamo tem um papel importante sobre as emoções, ligado na glândula pituitária produzindo uma hormona. Quando o centro das emoções está estimulando uma mudança acontece dentro de todo o corpo. Podemos nos tornar vermelhos ou pálidos, nosso corpo pode "saltar de alegria" ou "tremer de temor", nosso rosto expressa as diferentes emoções.
O mecanismo psico-fisiológico das emoções é intermediário entre nosso corpo físico e nosso corpo espiritual.

A emoção de prazer é muito mais forte que o medo, a raiva e outras chamadas de negativa. Então a força do amor é superior porque o ser humano não pode suprimir os desejos de alegria e de prazer. Mas na história humana as emoções negativas são mais divulgadas e representadas: medo, ódio, ressentimento, agressividade, vergonha, culpa, tristeza e sofrimento.
A alegria não é um produto que podemos pegar, é o resultado dum relacionamento de amor. Uma pessoa poderá desfrutar um relacionamento de amor puro que produz emoções mais fortes que o relacionamento sexual. A sexualidade física é incompatível com as emoções de medo. A alegria que traz o amor é o maior presente para o homem. Para alcançar esta felicidade existe um Princípio que é de se relacionar sexualmente só dentro do compromisso do casamento fiel, e educar os jovens a esperar na hora certa(9).

7)Os distúrbios psicológicos

Os seres humanos deveriam viver com alegria ao receber elementos de amor de Deus. Desde o momento de nosso nascimento somos afligidos com uma doença chamada insegurança, resultando da "Queda" que é uma relação de sangue pecaminoso, e por isso, cada pessoa possui elementos dentro de si que permitem a Lúcifer e seus seguidores invadi-las. Os seres humanos adoeceram espiritualmente ou seja psicologicamente, e depois fisicamente. Cerca de 70 a 80% de todas as doenças são resultados de distúrbios psicológicos causados pela influência ou a invasão de maus espíritos.

Hoje em dia muitas pessoas sofrem de depressão, se deprimem quando estão em profunda agonia, suas vidas não têm alegria, outros têm doenças de desequilíbrio mental e demais doenças do sistema nervoso. Esses pacientes querem se isolar e odiar os demais, mas os pacientes de transtorno mental não podem expressar o que se passa em sua mente. Os distúrbios psicológicos do ponto de vista espiritual são causadas pelos seguidores de Lúcifer que abusam da mente e do corpo das pessoas. Eles se apegam aos seres humanos e os afundam em preocupações e ansiedades, isolando-os e prejudicando-os. Fazem com que enfraqueçam e tornem-se sem alento ao mencionar sua debilidade, levando-os a pensar: "Sou terrível, sou estúpido, etc..." Assim, eles paralisam as pessoas ao prendê-las em um complexo de inferioridade, causando-lhes falta de confiança. Desta forma, eles tornam as pessoas estressadas e miseráveis, e as leva a cometerem suicídio. A antropofobia é 100% um ato do mal que eles infundem nas pessoas. Eles fazem com que as pessoas adquirem a enfermidade de seu extremo egocentrismo, que os fazem desejar o primeiro lugar. Saudade, sentimento de autopiedade, de isolamento, de humilhação, de desespero, etc..., sintomas que ocorrem sem nenhuma razão são todos provocados pelos distúrbios psicológicos que Lúcifer e sua gente estão infundindo nas pessoas.
Para piorar, eles também envolvem completamente o cérebro humano, impedindo-o de funcionar. Eles mergulham tão fundo em nossos cérebros, que a função mental não pode ser usada corretamente. Eles levam as pessoas à insônia, fazendo-as pensar mais e mais profundamente em uma só coisa. Já que eles bloqueiam a função mental, o sono desaparece e as pessoas não podem dormir. Obviamente, as pessoas continuam a sofrer de ansiedade. Esta ansiedade é uma das características que Lúcifer adquiriu no momento de sua aventura amorosa com Eva, escapando dos olhos de Deus, e tais características têm sido herdadas pela humanidade. É um fato comum que a maioria das pessoas que sofrem de distúrbios psicológicos tornam-se escravas da ansiedade, do medo e do temor(10).


[1] LEE, S. H., Explaining Unification thought, - p. 145

[2] LEE, S. H., Op. Cit., p. 143

[3] Ibidem, p. 146

[4] Idem, p. 155

[5] Idem, p. 153

[6] ROGERS, K., Introduction to the Multiple Intelligence Theory.- www.harding.edu/~cbr/midemo/mifirst.ftm

[7] GREEN, C., A Theory in the Human Motivation.- http://psychclassics.yorku.ca/index.htm

[8] CROMWELL, T., Essentials of the Unification Principle.- p 30

[9] KOZWOSKI, M., My World and I - p. 90

[10] LEE, S. H., Lúcifer um criminoso contra a humanidade.- p 56



REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

CROMWELL, Thomas. Essentials of the Unification principle.- New-York: Interreligious Leadership Seminar, 1993

KOZWOSKI, Myra. My World and I.- Moscow: International
Educational Foundation, 1994

LEE, Sang Hun. Explaining Unification Thought.- New-York:
Unification Thought Institute, 1981


LEE, Sang Hun. Lúcifer um criminoso contra a humanidade.- São-Paulo: Editora Il Rung, 2001


SITES INTERNET

GREEN, C., A Theory in the Human Motivation.-
http://psychclassics.yorku.ca/index.htm

ROGERS, K., Introduction to the Multiple Intelligence
Theory.www.harding.edu/~cbr/midemo/mifirst.ftm

No comments:

Post a Comment