Saturday, December 13, 2008

Sobre a Autoridade da Bíblia

TEOLOGIA SISTEMÁTICA
por
Christian Lepelletier trabalho realizada para a

Faculdade Evangélica de Teologia Seminário Unido 11/09/2000


A autoridade da Bíblia

« O cristão verdadeiro sempre defendeu o princípio sagrado de que na Bíblia temos uma revelação de Deus, de fato a revelação mais clara e sem erro.»
« O cristão, por isso, se volta para as Escrituras como suprema e única fonte infalível para a edificação de sua Teologia.”

Deus é perfeito, (sem erro), único e infalível, mas a palavra de Deus escrita par um autor e registrada na Bíblia, a uma idade especifica ou por aquele povo, não é verdade absoluta, eterna e universal, as Escrituras são uma expressão da verdade.
A Bíblia contem historia, hinos, provérbios, leis cíveis, rituais, poesias, mensagens, muitas partas não pode ser lendo literalmente. Uma estuda histórica e um senso espiritual e critica é necessária para entender a verdade revelada nas Escrituras.
Geralmente Deus não dita diretamente sua Palavra, mas Ele utilize um mediador, quem vai registrar por escrito. A Bíblia não é verdade mesma, mas um livro de texto que nos ensina a verdade. Neste livro de texto, a maioria das
partes importantes são reveladas em parábolas e símbolos.

“A Bíblia,... é a Palavra de Deus”, 2Tim. 3.16; “Toda a Escritura é inspirada por Deus...” com expressão revelada e inspirada por Deus, não significa é Palavra de Deus mesma. E também não significa que a Bíblia é toda a Palavra de Deus. Nos não podemos limitar a revelação de Deus infinita e eterna dentre um texto que foi escrito em um tempo definido utilizando uma língua humana relativa a uma cultura especifica.

Podemos crer que a Bíblia é inspiração divina porque ela é uma obra literária por excelência, ela é uma fonte de elevação espiritual, ela é fonte de verdadeiras idéias, não existe outro livro de toda a historia humana que influenciou, desde o inicio ate hoje, continuando a ajudar os seres humanos a buscar e achar Deus. Muitas pessoas que não aceito as doutrinas judaica ou cristãos, reconhece a autoridade moral da Bíblia. O mistério de Deus é infinita, e o mesmo tempo revelado para nos que temos muitas limitações de entendimento.


A revelação de Deus na História

Jo. 16. 12,13 fala sobre a revelação parcial, Jesus queria dizer mais, mas o povo não pode suportar agora; no futuro, o Espírito da verdade... anunciará as coisas que hão de vir.
Jesus não revelou a verdade complete, Deus tem mais conteúdo a revelar para a humanidade.
A conclusão do livro Apocalipse 22. 18-19; é as vezes entendido com se a revelação de Deus é final e complete. A Bíblia é composta de 66 livros originalmente independente, alguns livros do novo testamento foram escrito depois do Apocalipse. O aviso final é a respeito da profecia do ultimo livro só, não para toda a Bíblia ou a revelação de Deus que continue com a Historia.
O autor do livro queria proteger o conteúdo da profecia, ate os últimos tempos, para evitar modificações.

Nós cristãos devemos tomar cuidado de não insistir que toda a Bíblia é a “Palavra de Deus” por causa das seguintes pontos:
1) Tem algumas contradições dentre a Bíblia, por exemplo, Ex. 37. 1-9 e Dt. 10. 1-5, Bezalel ou Moisés fez a arco?
2) Tem diferencia de um manuscrito para outro, tem duvida sobre o texto original. Se declaramos a Bíblia infalível, temos também aceitar a igreja antiga, que decidiu qual livros estão incluídos ou rejeitados, seria infalível.
3) A Bíblia contem falso verdade e falso ciência, por exemplo todas doenças são causadas por demônios; a terra é o centro do universo.
4) As palavras de Jesus no tempo de morrer são diferentes segundo os autores de cada evangelho.
5) Tem algumas imoralidades.
6) Jesus não aceitou as Escrituras do antigo testamento infalível, por exemplo no sermão da monte, ele pregou novos ensinamentos.

Em Dt. 18. 15, “O Senhor, Deus te suscitará um profeta..., semelhante a Moisés;...” preparou o povo judeu a crer na revelação progressiva de Deus.
No novo testamento também Jesus ensinou sobre a outra parte de verdade : Jo.16. 13 : “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade;”

Os discípulos originais de Jesus não estavam preparada para receber a revelação total de Deus, que não foi registrada na Bíblia, os cristãos estão esperando para o Espírito de verdade, que revelara mais conteúdo. Da mesma maneira que tem diferencia entre os evangelhos sinópticos e o evangelho de João, podemos esperar novas revelações diferente do mensagem de Jesus.
Muitas vezes novas revelações são rejeitados pela igrejas tradicionais, por isso novas denominações são criadas par os “novos profetas” com : Georges Fox, Emmanuel Swedenborg, Joseph Smith, Mary Baker Eddy, e Helena Blavatsky...etc., cada grupo exprime uma aspecto desleixado de nosso fé tradicional.

O catolicismo insiste a obediência a hierarquia e o protestantismo vai ao contrario e tornou-se muito individualista e dividendo em muitas denominações, por isso temos que procurar um meio caminho de síntese entre a ordem e a liberdade.
Sempre devemos pesquisar as Escrituras e procurar perceber as coisas espirituais através de humilde oração, nós não devemos ser apegados a idéias convencionais porque as revelações de Deus estão sendo atualizadas com o progresso da historia.
I Pe.1. 5, “que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.”

Referência:
LOLA, Dofusu, Proleômenos de Teologia Sistemática - Rio de Janeiro - Apostila
Faculdade Evangélica de Teologia Seminário Unido - 2000

No comments:

Post a Comment