Thursday, December 18, 2008

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Trabalho de SOCIOLOGIA - 12/07/2002

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A revolução industrial no XIX° século inicio grande mudanças na sociedade, na economia e na vida diária de cada pessoas.
A revolução industrial mudou a maneira de produzir a mercadoria. Em vez de ser produzida individualmente pelos artesãos numa oficina, localizada na cidade ou no campo, os produtos foram produzidos em grande quantidade pelas maquinas dentre as fábricas. Contrariamente aos séculos passados aonde a economia evoluiu lentamente, as mudanças aconteceram muito rapidamente.
A revolução industrial começou na Inglaterra no século XVIII, e depois se espalhou para toda a Europa no século XIX.

As boas condições

O desenvolvimento do comércio gerou lucros que podiam ser investidos. O transporte, a agricultura se desenvolveram, a comida aumentou e também a população. Dois elementos importante foram reunidos: o capital (dinheiro) e a mão-de-obra.

A energia e as maquinas

O ultimo elemento apareceu para realizar a revolução industrial: as invenções que permitiram de construir novas maquinas que trabalhavam mais rapidamente que o homem. O carvão forneceu a energia necessária para as maquinas. A partir de 1769, a invenção da maquina a vapor, por James Watt, foi um grande progresso para a indústria. A produção de ferro e de aço para a indústria pesada começou. O Italiano Volta inventou a pilha elétrica em 1800. No final do século XVIII o francês Chappe fabricou o primeiro telegrafe.

Agora que as maquinas foram usadas, as invenções se multiplicaram, uma depois da outra, James Hargreaves inventou a maquina para fiar o algodão, Edmund Cartwright inventou a maquina para tecer.

As novas maneiras de produzir necessitou a presença de todos os operários no mesmo lugar, a fábrica.

A sociedade industrial

As cidades cresceram, novas foram construídas rapidamente sem plano, nas regiões industriais. As condições de trabalho eram muito difíceis, doze horas por dia, baixou salários, sem férias nem seguro.

Carros e canais

No inicio do século XIX, foram construídas melhores estradas e carros, uma viagem que necessitou sete dias em 1730, demorou só dezessete horas de carro postal em 1830. A mercadoria pesada viajou nos rios de lancho.

As estradas de ferro

A aparecimento das estrada de ferro provocou uma grande mudança nos transportes. Richard trevithick inventou a locomotiva a vapor em 1803. Marc Segain melhorou as caldeiras, depois outros progressos, a estrada de ferro foi realizada mais ou menos em 1830(1).

O significado da Revolução Industrial

O ideal da criação de Deus não será realizado pela simples formação de uma sociedade humana sem pecado. O homem, a fim de realizar a bênção de dominar toda a criação (Gn 1: 28), deve construir um ambiente social abençoado pela descoberta dos princípios escondidos no mundo criado e pelo máximo desenvolvimento da ciência.
Por conseguinte, na consumação da história, deve aparecer a Palavra que pode eliminar completamente nossa ignorância espiritual, enquanto a ciência deve estar tão desenvolvida que possa eliminar completamente a ignorância humana da realidade física, realizando assim uma sociedade científica ideal. Do ponto de vista desta providência de Deus, podemos compreender que a Revolução Industrial da Inglaterra veio da providência de restaurar o ambiente vital para a sociedade ideal.

Nota:
(1)GRANT, Neil - Voyage à travers l'histoire - Librairie Gründ - Paris - 1991

No comments:

Post a Comment