Monday, August 24, 2009

Sobre a criação do Universo - Gn 1 - Bereshit - (parte 1)

CRIAÇÃO

Gênesis 1:1-25 – A primeira razão para Deus ter criado o universo é a realização do propósito do amor verdadeiro. Antes da criação, Deus era só, sem nenhum objeto com quem pudesse se relacionar, e a partir do momento que Ele iniciou a criação, Deus, sendo o sujeito invisível, passou a viver para Seu parceiro objeto visível.

A Bíblia define Deus somente como Espírito (Jo 4:24), apesar dEle ser o criador do Mundo Visível e Invisível. Segundo Paulo em Romano 1: 20, as características de Deus que manifestam sua existência e natureza divina são claramente vistas por meio das coisas que foram criadas. Assim podemos entender a natureza de Deus observando as coisas da criação. O universo visível e invisível é o efeito, e Deus é a Causa de todas as coisas criadas. É bom senso dizer que uma casa não pode se construir sozinha. Como George Davis, um cientista físico famoso, mencionou muito bem desta forma, “Nenhuma coisa material pode se criar a si mesma”(1). Continuando este raciocínio, Deus, além de ser Espírito, é a Causa do Mundo Espiritual, e Ele é também a Causa da Energia Primária Universal, energia responsável pela formação das partículas e a matéria. Ele investiu cem por cento de Seu ser na criação de cada uma das partículas de sua grande energia, e cada célula dEle mesmo foi derramada no ato de criar o universo.

A única coisa de que o Deus todo-poderoso precisa é o amor, e é devido a isso que Ele criou o ser humano para que estes se tornassem parceiros iguais a Ele no amor verdadeiro. A essência de Deus com relação à Criação foi a de máxima dedicação e seriedade.

A Bíblia descreve a criação do Céu e da Terra em termos simples, dizendo que Deus os criou através da Palavra e a partir do nada. Porém o processo não foi tão simples assim. Deus manteve o princípio de progressão, desenvolvendo coisas pequenas em coisas grandes, de acordo com uma ordem e seguindo leis infinitas ao longo de períodos de milhões de anos(2).

De acordo com a ciência moderna, o universo começou como uma expansão do plasma. Saindo do caos e vazio espaciais, os corpos celestes se formaram, gerando luz (o primeiro dia). À medida que a Terra fundida esfriou, erupções vulcânicas encheram o Céu com um firmamento de água (o segundo dia). A Terra seca elevou-se e a água precipitou-se como chuva, criando os continentes e os oceanos (o terceiro dia). Em seguida, vieram a existir as plantas e os animais mais simples (o quarto dia). Então, vieram peixes, pássaros, mamíferos (o quinto dia), e finalmente, a humanidade (o sexto dia), nessa ordem. Calcula-se que a idade da Terra seja de alguns bilhões de anos. Considerando que a descrição da criação do universo registrada na Bíblia milhares de anos atrás coincide com as descobertas da pesquisa científica moderna, nós somos levados a crer que este registro bíblico deve ser uma revelação de Deus(3).

O fato de terem sido necessários seis períodos para completar a criação do universo indica que certa quantidade de tempo era necessária para se completar a criação de qualquer entidade ou ser criado. A cada dia: “houve tarde e manha”. Esta é uma indicação de que todas as coisas alcançam a maturidade passando por um período de tempo de tarde até chegar ao amanhecer (simbolizado pela noite). Este intervalo de tempo relatado pela tarde, noite e manhã representa três estágios de crescimento: o estágio de formação, o estágio de crescimento e o estágio de aperfeiçoamento.

Os resultados das pesquisas científicas revelam a ordem, as leis, os princípios e as constantes cósmicas: órbitas definidas e precisas. Há uma sintonia perfeita entre as forças gravitacionais dos planetas que passeiam em órbita solar(4).

Todas as vezes que Deus criou uma nova espécie na criação, disse que aquilo “era bom”. A criação iniciou na alegria; dessa forma, os minerais, a beleza das plantas, os sabores dos frutos, o mundo animal, as aves, os peixes, as centenas de milhares de espécies, todas as coisas têm o propósito de servir a felicidade dos seres humanos.

[1]THOMPSON Bert. The Bible and the Laws of Science: The Law of Cause and Effect.
acessado em: 22 de ago. de 2009.
[2]MOON Sun Myung. Cheon Seong Gyeong Livro 1, O Deus Verdadeiro. AFUPM. Seul: 2008,
pág. 114
[3]MOON Sun Myung. Exposição do Principio Divino. São Paulo: 2009, AFUPM, pág. 45
[4]GUIMARAES Marcelo. Investindo agora lucrando sempre. Belo Horizonte: AMES, 2006,
pág. 42

1 comment:

  1. Parabenizo-o pela belíssima explanação sobre o ato da criação! Sei que sua explanação não é fruto apenas da interpretação do Princípio Divino! Sinto em suas palavras que a origem de suas convicções está em sua própria iluminação interior! Isso transforma seu texto em uma leitura entusiasmante para todos, sejam crédulos ou não. Isso é ótimo!

    ReplyDelete