Sunday, January 9, 2011

A Queda do Homem - Gn 3 - parte 2

A QUEDA DO HOMEM - parte 2

Gênesis 3: 5 - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

Verso 6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Foi dito anteriormente que a árvore do conhecimento do bem e do mal simbolizava Eva. O que significa o fruto desta árvore? Significa o amor de Eva. Tal como uma árvore se multiplica através de seus frutos, Eva deveria dar à luz filhos bondosos através de seu amor centralizado em Deus. Ao invés disso, ela deu à luz filhos maus através do seu amor satânico. Eva estava em um estado de imaturidade; só devia atingir a maturidade plena depois de passar por um período de crescimento. Por isso, ela podia dar à luz bons ou maus frutos através de seu amor. É por esse motivo que o amor de Eva é simbolizado pelo fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, e Eva é simbolizada pela árvore.

Qual foi o significado do ato de comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal? Quando comemos algo, tornamo-lo parte de nós próprios. Eva devia ter comido do fruto da bondade através da consumação de seu amor centralizado em Deus. Nesse sentido, ela teria recebido a essência divina de Deus e multiplicado uma boa linhagem. Porém, ela comeu do fruto do mal ao consumar seu amor mau, centralizado em satanás. Assim, ela recebeu a essência de sua natureza má e multiplicou uma linhagem má, da qual descendeu a nossa linhagem pecadora. Com efeito, o ato de Eva comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal denota que ela consumou um relacionamento amoroso satânico com o anjo, o qual a ligou por laços de sangue com ele.

A raiz do pecado não foi o ato de os primeiros antepassados terem comido um fruto, mas sim que tiveram um relacionamento sexual ilícito com um anjo (simbolizado pela serpente). Conseqüentemente, eles não puderam multiplicar a linhagem boa de Deus, pelo contrário, multiplicaram a linhagem má de satanás.

Existem muitas evidências que nos ajudam a reconhecer que a raiz do pecado humano brotou da imoralidade sexual. Sabemos que o pecado original tem se perpetuado hereditariamente de geração a geração. Isto, porque a raiz do pecado foi consolidada através de um relacionamento sexual que prende uma pessoa a outra por laços de sangue. Além disso, todas as religiões que enfatizam a necessidade de expiar o pecado consideram a fornicação um pecado mortal, e ensinam as virtudes da castidade e da abstinência a fim de refrear a fornicação. Isto é um indício de que a raiz do pecado se encontra nos desejos lascivos. Os israelitas realizavam o ritual da circuncisão como uma condição para a santificação. Eles se qualificavam como o povo escolhido de Deus através da purificação pelo derramamento do sangue, uma vez que a raiz do pecado reside no fato de termos recebido sangue contaminado em nosso ser através de um ato imoral.

A promiscuidade sexual tem sido a causa principal da ruína de muitos heróis,

patriotas e nações. Mesmo entre as pessoas mais notáveis, a raiz do pecado — o desejo sexual ilícito — está constante-mente ativo em suas almas, por vezes, sem estarem conscientes disso. Talvez possamos erradicar todas as outras maldades, estabelecendo códigos morais através da religião, implementando cuidadosamente vários programas educacionais e reformando o sistema só-cio-econômico que alimenta o crime. Mas ninguém pode travar a praga da promiscuidade sexual, que tem se tornado cada vez mais dominante, à medida que o progresso da civilização torna os estilos de vida mais confortáveis e ociosos. Portanto, a esperança de um mundo ideal será um sonho vazio enquanto a origem de todos estes males não tiver sido erradicada.[1]

Verso 7 - Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

Se eles tivessem cometido um crime por terem comido o fruto literal de uma árvore denominada árvore do conhecimento do bem e do mal, certamente teriam coberto as mãos e a boca. Faz parte da natureza humana encobrir os próprios erros. Uma criança pegada de surpresa comendo uma bolacha sem a permissão da sua mãe vai instintivamente esconder suas mãos ou cobrir a boca. Deste modo, o ato de cobrir suas partes inferiores mostra que estas partes, e não a boca, foram a origem de sua vergonha.

Em Jó 31:33 está escrito: “Se, como Adão, encobri as minhas transgressões, ocultando o meu delito no meu seio”.

Adão cobriu as suas partes inferiores depois da Queda. Isto indica que a sua desonra provinha das suas partes inferiores. As partes sexuais de Adão e Eva foram a origem de sua vergonha porque foram os instrumentos de seu ato pecaminoso.[2]


[1] MOON Sun Myung. Exposição do Principio Divino. São Paulo: AFUPM, 2009, pág. 66

[2] MOON Sun Myung. Exposição do Principio Divino. São Paulo: AFUPM, 2009, pág 63

No comments:

Post a Comment