Sunday, January 9, 2011

A Queda do Homem - Gn 3 - parte 3

A QUEDA DO HOMEM - Parte 3

Gênesis 3: 8 – 9 - E ouviram a voz do SENHOR Deus,... E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?

Ate hoje, os seres humanos ficaram ignorantes do coração triste e agoniado de Deus depois da queda. É o coração de um Pai que sentiu uma dor tão grande de aflição ao longo da história que ninguém pode imaginar. Devemos realizar que o Criador não está somente chamando Adão e Eva, mas Ele está chamando cada ser humano cada vez que Ele manda um profeta ou um santo no curso da história[1].

Versos 12 -13 - Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi... E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

Adão diz que não foi culpa sua e sim de Eva, Eva por sua vez disse que a culpa foi da serpente, se perguntado a serpente podemos apostar que ela teria culpado o próprio Criador. E assim caminha a humanidade... A culpa sempre é da mãe, do pai, do professor, do médico, do outro cônjuge, etc, porém minha, jamais! Desde os primeiros antepassados Humanos até hoje podemos observar este comportamento decaído de colocar a culpa no outro. Tudo começou em Gênesis, no inicio, no jardim do Éden.

Verso 14 - Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

Deus amaldiçoou o anjo decaído, a expressão “sobre o teu ventre andarás” significa que o anjo se tornaria um ser miserável, incapaz de funcionar corretamente ou de realizar seu trabalho original. “Comerás o pó”, significa que o anjo foi precipitado na Terra,[2] ficando privado dos elementos de vida de Deus. Ao invés, ele tinha que subsistir de elementos malignos tomados do mundo pecaminoso.

Verso 15 - Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua

descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Deus pretendia criar um mundo de bondade e experimentar extrema alegria; contudo devido à Queda humana, o mundo se tornou cheio de pecado e tristeza. Se este mundo pecaminoso continuasse para sempre no atual estado, então, Deus seria um Deus impotente e ineficiente que falhou em Sua criação. Entretanto, Deus utilizará todos os Seus meios para salvar este mundo pecaminoso[3].

Imediatamente após a Queda, Deus iniciou a Providencia da Restauração para restaurar ou purificar a “semente” que foi contaminada pelo pecado original. Deus já determinou que uma nova “descendência” separada de satanás reverteria essa situação e viria um novo Adão.

Verso 24 - E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.

Se Adão não tivesse caído, mas tivesse alcançado a Árvore da vida, todos os seus descendentes podiam também ter alcançado a árvore da vida. Eles teriam construído o Reino do Céu na Terra. Mas Adão caiu e Deus bloqueou o seu caminho até a árvore da vida com uma espada flamejante. Desde então, apesar dos enormes esforços das pessoas decaídas para restaurar o ideal da Criação, a árvore da vida tem permanecido como um sonho inatingível. Sobrecarregadas pelo pecado original, as pessoas decaídas não conseguem completar o ideal da Criação e tornarem-se árvores da vida apenas pelo seu próprio esforço. Para este ideal ser realizado é necessário que venha à Terra um homem que tenha completado o ideal da Criação como uma Árvore da vida. Toda a humanidade deve então se enxertar nele[4] e unir-se a ele. Jesus foi o homem que veio à Terra como esta Árvore da vida. A Árvore da vida pela qual o povo fiel da era do Antigo Testamento ansiava não era outra senão Jesus.

Uma vez que Deus bloqueou o caminho de Adão até a Árvore da vida, guardando-a com uma espada flamejante, não foi possível aproximar-se dela sem antes desobstruir o caminho. No dia de Pentecostes, línguas de fogo desceram sobre os santos e eles se tornaram cheios do Espírito Santo. Este acontecimento marcou a abertura do caminho e o afastamento da espada flamejante, coincidindo com as línguas de fogo que precederam à chegada do Espírito Santo. Ele abriu o caminho para toda a humanidade se aproximar de Jesus, a árvore da vida, e para enxertar-se nele.

No entanto, os cristãos têm sido enxertados em Jesus apenas espiritualmente. Por isso, até os filhos dos pais cristãos mais devotos continuam a herdar o pecado que precisa ser redimido. Mesmo os santos mais fiéis não conseguiram libertar-se do pecado original e, por isso, não puderam deixar de transmiti-lo a seus filhos. Por este motivo, Cristo tem que voltar à Terra como a Árvore da vida. Enxertando, mais uma vez, toda a humanidade nele, Cristo redimirá o pecado original da humanidade[5]. Os cristãos esperam, assim, impacientemente pela Árvore da vida que, no Livro do Apocalipse, simboliza Cristo em sua Segunda Vinda[6].



[1] MOON Sun Myung. The Book of Gênesis, HSA-UWC, New-York, 2003 – pág 50

[2] Is 14:12, Ap. 12:9

[3] MOON Sun Myung. Exposição do Principio Divino. São Paulo: AFUPM, 2009, pág 91

[4] Rm 11:17

[5] MOON Sun Myung. Exposição do Principio Divino. São Paulo: AFUPM, 2009, pág 60

[6] Ap. 22:14

No comments:

Post a Comment