Sunday, January 8, 2012

A AFLIÇÃO DE DEUS - Gn 6

A AFLIÇÃO DE DEUS

Gênesis 6:5 - E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. (6) Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.

A palavra “arrependeu-se’’ no hebraico é inachem e poderia ser traduzida como “sentiu-se aflito” ou “suas narinas fumegaram”, mostrando descontentamento de Deus para com o estilo de vida maligno e promiscuo do homem.[1]

O fato que Deus sentiu-se aflito mostra que a Queda humana não foi o resultado da predestinação de Deus, se a Queda humana tivesse sido predestinada por Deus, não haveria motivo para Ele se lamentar pelos seres humanos decaídos, pois eles estariam agindo de acordo com a Sua predestinação.[2]

Verso 9 - Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e íntegro em suas gerações; Noé andava com Deus.

Ele foi chamado por Deus sobre o fundamento do coração fiel e leal de Abel ao fazer uma oferta simbólica aceitável. Com relação à sua linhagem, Noé era um descendente de Set, que havia sido escolhido para substituir Abel. Além disso, Noé era um homem correto aos olhos de Deus.[3]

Em hebraico, justo é Tsédec, uma palavra que vai aparecer em toda a Bíblia. Ela significa “estar na posição correta”, é aquele que esta no lugar certo.

Íntegro, tamim, “ser completo, estar terminado, perfeito, de acordo com a verdade”.[4]

DEUS ANUNCIA O DILÚVIO

Verso 11: A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.

Deus chamou Noé com a finalidade de cumprir a vontade que Ele pretendia realizar através de Adão. Deus concedeu Sua bênção a Noé “sede frutífero e multiplicai”, (Gn 9:7) tal como anteriormente Ele havia concedido as três bênçãos a Adão. Noé era o segundo antepassado da humanidade. Resistindo a todos os tipos de escárnio e zombaria, Noé trabalhou por 120 anos em uma montanha para construir a arca, em absoluta obediência às instruções de Deus. Sobre tal condição de fé Deus poderia trazer o julgamento pelo dilúvio centralizado na família de Noé.[5]

Verso 13: Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.

Isso nos mostra que o tempo de Noé era os Últimos Dias. Deus pretendia cumprir a finalidade da Criação após o julgamento pelo dilúvio e enviar o Messias sobre o fundamento estabelecido na família de Noé.[6]

Verso 16: Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.

A arca foi construída com três andares, simbolizando o cosmo que havia sido criado através dos três estágios do período de crescimento (como foi explicado em Gênesis 1: houve tarde, noite e manha). Os oito membros da família de Noé que entraram na arca representavam os oito membros da família de Adão que, tendo sido invadidos por satanás, tinham que ser restaurados por indenização. Assim, a arca simbolizava o cosmo; Noé, seu mestre, simbolizava Deus; os membros de sua família simbolizavam a humanidade; e os animais trazidos para a arca simbolizavam todo o mundo natural.[7]

Verso 18: Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.

“Arca” em hebraico é tevá, sinal de aliança, sinal de salvação.



[1] GUIMARAES Marcelo. A Torah. Bereshit. Belo Horizonte: AMES, 2006, pág. 67

[2] MOON Sun Myung. Exposição do Principio Divino. São Paulo: AFUPM, 2009, pág 168

[3] Idem, pág. 218

[4] GUIMARAES Marcelo. A Torah. Bereshit. Belo Horizonte: AMES, 2006, pág. 70

[5] MOON Sun Myung. Exposição do Princípio Divino. São Paulo: AFUPM, 2009, pág. 218

[6] Idem, pág. 217

[7] Idem, pág. 219

No comments:

Post a Comment