Sunday, January 8, 2012

NOÉ E SUA FAMÍLIA ENTRE NA ARCA - Gn 7

NOÉ E SUA FAMÍLIA ENTRE NA ARCA

Gênesis 7:4 - Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.

Depois que a arca foi concluída, Deus julgou o mundo pelo dilúvio durante quarenta dias. Qual foi a finalidade do dilúvio? Uma vez que a humanidade estava sob o cativeiro de satanás, Deus efetuou o julgamento pelo dilúvio, eliminando a humanidade pecadora a fim de estabelecer uma família que se relacionasse apenas com Ele.

Porque Deus definiu um período de quarenta dias para o dilúvio?

O significado do período de quarenta dias deve ser entendido através do significado dos números quatro e dez.[1] Aprendemos no Princípio da Criação que nenhum ser pode existir ou prosperar sem primeiramente formar um fundamento de quatro posições. Neste sentido, Adão e Eva deviam formar em sua maturidade um fundamento de quatro posições individual para sua existência.[2] Já haviam se passado dez gerações após Adão quando Deus chamou Noé para restaurar por indenização a vontade que Ele não pôde realizar por meio de Adão. Deus estabeleceu o período do julgamento pelo dilúvio durante quarenta dias como o período de indenização para restaurar o número quarenta, que havia sido invadido quando o período anterior foi perdido para satanás.

O número quarenta tornou-se, assim, característico das providências para a separação de satanás, que são necessárias para a restauração do fundamento de fé. Há muitos exemplos dessa providência na Bíblia.



[1] MOON Sun Myung. Exposição do Princípio Divino. São Paulo: AFUPM, 2009 pág 219

[2] Idem, pág 325

No comments:

Post a Comment