Saturday, January 14, 2012

OS FILHOS DE NOÉ - Gn 9 (parte 2)

OS FILHOS DE NOÉ

Gênesis 9: 20 - E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. (21) E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. (22) E viu Cam, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. (23) Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. (24) E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. (25) E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.


Por que era tão grande pecado sentir vergonha da nudez?

Noé, que havia rompido sua ligação com satanás através dos quarenta dias de julgamento pelo dilúvio, estava colocado na mesma posição de Adão após a criação do universo. Deus esperava que os membros da família de Noé reagissem diante da nudez de Noé sem nenhum sentimento de vergonha e sem nenhum pensamento de cobrir seu corpo.

Deus queria recuperar o coração alegre que havia sentido ao olhar para Adão e Eva em sua inocência antes da Queda, sentindo prazer na inocência da família de Noé. Para cumprir um desejo tão profundo, Deus fez Noé repousar despido.

Se Cam fosse um em coração com Noé, respeitando-o com o mesmo coração e do mesmo ponto de vista que Deus, ele teria olhado para a nudez de seu pai sem nenhum sentimento de vergonha. Assim, teria cumprido a condição de indenização para restaurar, na família de Noé, o estado de inocência de Adão e Eva antes da Queda.

Assim, podemos compreender que quando os filhos de Noé sentiram vergonha da nudez de seu pai e cobriram seu corpo, estavam reconhecendo que, tal como a família de Adão após a Queda, eles haviam formado uma vergonhosa ligação de sangue com satanás e tornaram-se indignos de estarem diante de Deus.

Satanás, como o corvo pairando sobre as águas, procurava por uma condição para invadir a família de Noé. E ele atacou a família, tomando os filhos de Noé como seus parceiros-objeto quando eles demonstraram que, de fato, pertenciam à sua linhagem.

Quando Cam sentiu vergonha da nudez de seu pai e a cobriu, estabeleceu uma condição para satanás invadir; assim, seu sentimento e sua atitude constituíram-se em pecado. Conseqüentemente, Cam não pôde restaurar por indenização a posição de Abel a partir da qual faria a oferta substancial. Uma vez que ele não pôde estabelecer o fundamento de substância, a Providência da Restauração na família de Noé terminou em fracasso.

É sempre pecaminoso considerar a nudez com um sentimento de vergonha? Não. O caso de Noé era especial. Na posição de Adão, Noé tinha a missão de remover todas as condições negativas adquiridas por Adão, as quais o haviam deixado vulnerável aos ataques de satanás. Não demonstrando que sentiam vergonha da nudez de Noé e nem tentando cobri-lo, a família de Noé teria cumprido a condição de indenização para restaurar a posição da família de Adão em sua inocência original, antes de terem se unido com satanás em uma relação de sangue. Conseqüentemente, esta era uma condição de indenização que apenas a família de Noé foi solicitada a cumprir.

A providência através da família de Noé nos ensina sobre a predestinação condicional de Deus para com os seres humanos. Apesar do fato de Deus ter arduamente Se esforçado por tanto tempo para encontrar Noé e estabelecê-lo como o pai da fé, quando sua família não pôde cumprir sua responsabilidade, Deus, embora pesaroso, não hesitou em abandoná-lo e escolher Abraão em seu lugar. [1]

[1] MOON Sun Myung. Exposição do Princípio Divino. São Paulo: AFUPM, 2009, pág 224

No comments:

Post a Comment