Tuesday, November 19, 2013

TLC – Treinamento de Líderes de Células (3ª Parte - Pr. Abe Huber)

Lição 2 – Elementos do código genético da célula mãe

Elementos do Código Genético para uma Célula Sadia

5° Elemento - Compartilhamento da Palavra: você como líder não é um preletor da palavra, você é um facilitador, para facilitar a palavra e o compartilhamento entre os irmãos.

Revelação para a ministração da Palavra:

A Igreja pode fornecer um estudo bem elaborado, dinâmicas criativas, perguntas bem feitas, mas o rema do alto só vem através do instrumento humano que é o facilitador da mensagem. A pessoa que vai facilitar o estudo deve se preparar bem, organizar o material, revisá-lo e ter o estudo bem fixo na sua mente e no seu coração. O preparo maior é a oração e a dependência do Espírito Santo.

É bom usar dinâmicas apropriadas, podem ser as fornecidas no estudo ou algumas que o facilitador possa ter e que se apliquem bem ao assunto.

No caso da igreja fornecer materiais de células semanalmente alinhados com o tema do culto de celebração no sentido de trabalhar como aplicar a mensagem no dia a dia:

A pessoa que vai facilitar a mensagem deve ter estado na igreja no domingo anterior, deve ter ouvido a mensagem e absorvido-a bem pois quase sempre ela será o tema do estudo na célula. “A mensagem na célula não é uma pregação, mas uma reflexão interativa com a participação de todos num clima descontraído e espiritual”.


AS 8 CARACTERÍSTICAS DO FACILITADOR: 

O FACILITADOR NÃO UM PRELETOR que quer mostrar eloquência e conhecimentos, discuta a passagem bíblia, não apenas o sermão do pastor.
Todos devem ter a chance de compartilhar, mas não precisam ser coagidos a isso. Não direcione a pergunta diretamente para a pessoa, principalmente os novos.

5.1: Não chamar o nome de ninguém.

5.2: Se poucas pessoas estiverem monopolizando o compartilhar, valorize o compartilhar destas pessoas, parabenize a participação e atue no sentido de querer ouvir a opinião de pessoas que ainda não compartilharam.

5.3: Se alguém estiver falando demais sobre um assunto, valorize a pessoa e o assunto, porém atue no sentido de seguir com a palavra e comente sobre continuar o assunto na hora da comunhão com o lanche e demonstre interesse. Sempre com muito amor e carinho, mas tomando as rédeas da reunião pelo poder do Espírito Santo.

5.4: Use perguntas abertas, inteligentes e definidas.

Por exemplo, em vez de você perguntar “Quantas pessoas foram na arca de Noé?” Pergunte: “Na sua opinião, o que você acha que as pessoas que estavam entrando na arca, a família de Noé e as suas noras, o que eles estavam sentindo na hora de entrar na arca”. “Na sua opinião como você acha que podemos aplicar essas verdades no nosso dia a dia”.



TLC – Treinamento de Líderes de Células                             13


5.5: Dê a todos a chance de falar, mas tenha o controle da conversa e da discussão. Responda perguntas com novas perguntas se isso puder trazer mais clareza

5.6: Líderes não são enciclopédias e não precisam ter todas as respostas. Você pode dizer que não tem a resposta ao certo, mas que vai buscar na bíblia ou com seus líderes e tratá uma resposta melhor. Não deixe de fazê-lo.

5.7: O estudo não deve ser longo, deve ter entre 20 e 30 minutos, 25 é ótimo.

5.8 Preparo da apresentação:

-  Aprenda a apresentar a sua exposição o mais breve possível;

-   Tente olhar o mínimo possível para a folha ou para as suas anotações, você deve decorar ou pelo menos saber, mais ou menos, os pontos chave da folha e da mensagem.

*** A Ministração da Palavra:

A ministração da palavra é tão importante quanto a pregação, você deve sempre permitir que as pessoas sejam ministradas. Sinais, maravilhas e milagres são os ingredientes básicos da ministração. Quando impuser as mãos ou simplesmente orar pelas pessoas você deve estar consciente de que você está mergulhando em direção a unção.

Permita que a unção flua através de você pra mudar vidas. Envolva todos durante a ministração, não monopolize o momento. Ore com as pessoas. Seja um clima com a unção do Espírito Santo.


Elementos do Código Genético para uma Célula Sadia


6° Elemento – Visão e Prática do Purê de Batatas

A visão do Purê de Batatas trata essencialmente de um estudo aprofundado de João capítulo 17 (A oração sacerdotal de Jesus). A comparação ilustrativa é de um purê, onde as batatas são cozidas, descascadas, amassadas, misturadas com sal, gordura e leite, transformadas numa deliciosa massa cremosa e homogênea.

Como que o Purê de Batatas funciona?

A batata crua com casca simboliza a pessoa que ainda não se converteu. Para ele se converter simboliza uma batata cozida.

Uma vez cozida a batata ainda não está pronta para fazer purê de batatas, tem que também descascar, tirar a casca.

Muitas células tem sido chatas e massantes porque são só um saco de batatas juntas. Muitas pessoas não convertidas e até os convertidos ainda tem a casca, então não tem purê nenhum, só o saco de batatas.

Mas quando a célula se torna um purê de batatas é impossível deixar de ser gostoso. Uma célula em purê de batatas, divertida, prazerosa, atraente. Um purê de batatas atrai até os que não se converteram.



TLC – Treinamento de Líderes de Células                             14


Como você como um líder de célula poderá garantir um Purê de Batatas: 1 - Você tem que ter várias pessoas convertidas, batatas cozidas.

2 - Essas pessoas convertidas, no discipulado um a um (não nas células), essas pessoas convertidas devem tirar as máscaras. São batatas agora cozidas e descascadas, sendo curadas, tratadas, sem casca.

Célula tem que ter um núcleo de pessoas convertidas para formar o purê de batatas, pelo menos um grupo pequeno.

3 - Várias batatas cozidas (várias pessoas convertidas) e descascadas, falta então o que? Amassá-las juntas! O que é isso? É ter tempo de comunhão bíblica. Vôlei junto, churrasco, conversa sobre Jesus. Estimulando uns aos outros ao amor e as boas obras.

Koinonia deliciosa, comunhão bíblica, purê de batatas, crescimento e compartilhar junto as experiências uns com os outros. Compartilhar princípios sobre como orar, como criar seus filhos, entre outros.

Esse purê vai atrair pessoas. Quando surge fofoca, o pessoal das células com amor sabe como desviar esse tipo de conversa, mantendo um bom purê de batatas.

O purê de batatas quando começa azedar é quando vira panelinha. O purê de batatas verdadeiro atrai a todos e não faz panelinhas, mas une todos.


7° Elemento – Um bom enxerto para as duas células

Você não vai poder ter uma célula começando do zero, depois da multiplicação, com poucos irmãos todos novos convertidos que não tiveram prática de estar ganhando almas para Jesus, pelo menos um deles tem que já ter ganho pelo menos três, quatro pessoas para Jesus, para ele poder ajudar.

Deve ter discipuladores. O ideal é que cada célula tenha pelo menos 4 discipuladores. Então se for para multiplicar deve ter 8 discipuladores, o ideal e 8 porque vai multiplicar em 2. Se tiver 3, tudo bem, mas o ideal é 8 discipuladores para multiplicação.

Não é o ideal que o líder e co-líder ou marido e esposa discipule a todos da célula, porque assim ele não estará treinando e formando líderes.

Quando não se multiplica pode sofrer uma séria estagnação, a célula empaca, não vai para frente nem para trás, mas fica monótona, fria e corriqueira. Pode sofrer uma mutação ou pode sofrer uma mortificação.

Ela tem que multiplicar na hora certa. A célula para continuar viva e sadia ela tem que multiplicar senão ela morre. Um dos aspectos da qualidade da célula é a multiplicação.

Quando a célula fica muito grande fica difícil você como líder de célula realmente garantir que todos estão sendo bem cuidados e discipulados. Quer manter célula sadia e com qualidade, multiplique.







TLC – Treinamento de Líderes de Células                             15


Preparativos para uma Multiplicação Abençoada:

-  Persista em oração diante do Senhor pelo alvos e datas estipulados;

-  Continue treinando seus auxiliares;

-  Desenvolva estratégias criativas e inspiradas de evangelismo;

-  Alimente bem os novos convertidos através do discipulado um a um;

-  Ganhe novos membros pelo batismo e pela transferência;

-  Marque a data para a multiplicação e divulgue-a largamente;

-  Fixe o endereço para a nova célula garantindo um bom anfitrião;

-  Combine os detalhes com seus supervisores e pastores;

-  Organize um grande jantar de festa para celebrar a multiplicação;

-  Convide seus supervisores e pastores para a festa da multiplicação;

Oração pelos novos líderes de células, consagração, imposição de mãos pelos pastores de rede e supervisores, depois é só monitorar o crescimento da nova célula.



Lição 3 – As 5 Funções da Célula

Para relembrar: O que é uma célula?

“Uma célula é um grupo constituído de 6 a 16 pessoas reunindo-se semanalmente para aprender como tornar-se uma família, adorar ao Senhor, edificar a vida espiritual uns dos outros, orar uns pelos outros e levar pessoas ao evangelho”.

A célula tem muitas funções, cinco delas são uma maneira pela qual podemos medir a temperatura e atmosfera espiritual e social da célula, e assim garantir que ela cumpra o seu papel no corpo de Cristo:


Função 1 – Evangelismo e integração


Evangelismo: “Para conduzir pessoas a Cristo nós ganhamos amigos e não inimigos, assim nós transformamos inimigos em amigos, amigos em irmãos salvos em Cristo, irmãos em discípulos e discípulos em líderes”.

João 1:45 “Felipe encontrou a Natanael e disse-lhe: achamos aquele a quem Moisés escreveu na Lei, a quem se referiram os profetas, Jesus o nazareno, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Felipe: Vem e vê”.

Você deve procurar 3 pessoas, deve pensar em oração. Pessoas mais próximas de você, não somente a sua família, mas também outras pessoas que são mais próximas de você, com quem você tem contato constante. Na empresa, na escola, no mercado, colegas de aula ou emprego. Ore e busque a Deus por 3 pessoas para o seu Oikos (casa), serão seus Natanaéis e você vai usar a mesma estratégia que Jesus usou para ganhar Natanael pra Jesus.



TLC – Treinamento de Líderes de Células                             16


Felipe era muito amigo de Natanael e atiçou sua curiosidade, fazendo uma propaganda da sua célula ou culto de celebração ou rede. Antes disso você deve orar e jejuar. Ele vai te perguntar: Como é lá? E você vai responder como Felipe: Vem e vê.

Quando chegar na célula ou culto de celebração, enquanto você estiver orando muito por ele, ele vai ter um encontro com Jesus.

João 1:47-49 “Jesus viu Natanal aproximar-se e disse ao seu respeito: Eis um verdadeiro israelita em quem não há dolo. Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces. Respondeu-lhe Jesus: Antes de Felipe te chamar eu te vi quando estava debaixo da figueira. Então exclamou Natanael: Mestre tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”

* Você atiça a curiosidade, convida a pessoa para ir e fica orando, ela vai ter um encontro com Jesus, ela vai receber uma revelação de Jesus.

João 1:50 “Jesus respondeu: Porque te disse que te vi debaixo da figueira crês? Pois maiores coisas do que estas verás. E acrescentou: Em verdade em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o filho do homem”

* Natanael, você agora vai estar integrado na vida da igreja.

Projeto Natanael 3, uma das Estratégias mais eficientes para ganhar amigos e conhecidos pra Jesus. Pelo Projeto Natanael você ora regularmente durante certo período por 3 pessoas específicas, até vê-las convertidas ao Senhor; normalmente fazemos isso próximo de uma campanha ou evento de colheita promovido pela igreja, mas pode ser em qualquer momento dentro da célula.

Quando o Natanael se converte passa logo a ser integrado na célula e na igreja e a ser discipulado, quando não ainda continuamos a orar e investir nele, mas não com aquela concentração serrada, colocamos outros no lugar, mas não o abandonamos, apenas diminuímos a marcação colada.

*** O Segredo da Boa Integração:

Num certo sentido é mais importante integrar alguém na vida da igreja local do que levá-lo a tomar uma decisão pública, por quê? Porque se ele estiver integrado na vida da igreja ao ponto de não querer mais sair, pois tem ali preciosas amizades e relacionamentos, mais cedo ou mais tarde ele entregará a vida para Jesus, porque estará sendo constantemente a Palavra de Deus e ao Espírito Santo.

Fator Barnabé: Força de integração das pessoas na igreja.

Num certo sentido é mais importante integrar alguém na vida da igreja do que levar essa pessoa a simplesmente fazer uma decisão. Porque se ela fizer uma decisão,você não sabe se ela nasceu de novo; ela fez uma decisão na direção certa, ela falou que quer Jesus;




TLC – Treinamento de Líderes de Células                             17


se ela teve revelação do novo nascimento, se ela realmente nasceu de novo, você não sabe. Se ela não estiver integrada na e se torna suscetível as mentiras do inimigo, praza fácil e logo ela pode desviar. Mas se você integrá-la na vida da igreja a ponto dela dizer: Eu tenho amigos aqui, daqui eu não saio mais, eu quero ficar vindo aqui, eu tenho relacionamentos preciosos. Mesmo que ela não converteu ainda, mais cedo ou mais tarde ela vai se converter pela influência da Palavra e do Espírito.

Quando ela nascer de novo ela não vai se desviar, porque ela já está integrada e sente-se como peixe dentro da água; ela vai crescer e continuar crescendo espiritualmente.

Como integrar alguém na vida da igreja, como garantir que ela se sinta como peixe dentro da água? Só tem um jeito: É se você tiver RELACIONAMENTO PROFUNDO com ela, amizade. Não amizade participando das coisas erradas dela, mas amizade que se interessa, que ama aquela pessoa, que quer o melhor para ela.

Como promover essas amizades:

- Eventos sociais oficiais e extra-oficiais (feijoada e outros):

Bate-papo NÃO só 10, 15, 20 minutos; não é suficiente para formar amizades profundas. Se você quer que alguém da sua célula se sinta como peixe dentro da água tem que ser amizade profunda, não podem ser superficiais. O que você faz com aquele novo convertido então?

Ele tem que ser o centro das atenções. Num evento social, os cristãos mais maduros e experientes da célula, no bate-papo, sentam-se ao lado dele, conversam com ele, fazem perguntas sobre a família; vão ouvi-lo, num interesse sincero, até que haja um entrosamento profundo, uma amizade gostosa; e aquela pessoa começa a perceber amizades profundas e preciosas.

Você tem que ganhar a pessoa primeiro para você, para depois ganhar ela para Jesus, na amizade, no carinho e no amor, sendo cheio do amor de Jesus, investindo tempo na vida da pessoa que você quer ganhar para Jesus. É necessário investir tempo para ouvir o coração da pessoa e assim integrá-la na vida da igreja.


Segunda função da célula:

Função 2 – Pastoreio e discipulado

Nossos líderes de células são verdadeiros heróis, pois são eles que pastoreiam as ovelhas no dia a dia das células, formando uma grande equipe pastoral, com o pastor titular e todos os demais líderes da igreja.

Deus tem gerado no interior das ovelhas esse coração de pastor, de maneira que eles desejam ser líderes de células e apascentar outros. Todo o mundo discipulado e todo discípulo um líder compromissado. A palavra pastor vem de uma raiz que significa proteger, da qual nós temos o termo pastor de ovelhas; o bom líder de célula sabe que com as ovelhas que Deus tem confiado nas mãos dele, deve orar por elas todos os dias e mobilizar e encorajar toda a célula entrosar e dar atenção uns aos outros, agindo com olhos de águia.



TLC – Treinamento de Líderes de Células                             18


Ter uma visão de águia para garantir que elas estão sendo bem pastoreadas, bem cui-dadas, que se uma está triste todos darão muita atenção e amor; o líder vai ser um mobilizador, ele não faz visitas sozinho, ele encoraja toda a célula para sentir as dores uns dos outros, visitar um ao outro, entrosar um com os outros.

Se um fica doente, ele mobiliza, se uma está grávida e vai fazer chá de bebê, vão todos lá em amor. A célula é para ser assim. Ele, como bom líder de pastor de célula trabalha para garantir que a célula seja assim

Ele vai então garantir que todos da célula estejam sendo bem discipulados, ele pessoalmente não vai discipular todos, mas vai garantir que todos sejam bem discipulados.

Declaremos juntos em fé:

“Obrigado Senhor, porque as nossas células estão crescendo e multiplicando, e isso é só o começo. Eu declaro: a minha célula, para a glória de Jesus, vai ser uma célula exemplar, sadia, com código genético bíblico de saúde, de vitória, incluindo os sete elementos do código genético; e pela graça do Senhor, eu declaro, eu vou ser um líder de célula, bem sucedido, multiplicando a minha célula. E ainda neste ano a minha célula vai multiplicar pelo menos uma ou mais vezes, e eu declaro, isso é só o começo, nós vamos ganhar muitas almas, nós vamos cuidar bem delas, em nome de Jesus, amém!


No comments:

Post a Comment