Tuesday, December 31, 2013

DEUS CHAMA ABRÃO

DEUS CHAMA ABRÃO

Gênesis 12 - Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. (2) E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. (3) E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Do ponto de vista humano é muito difícil entender como Deus trabalha. Com tais instruções implausíveis, Deus testou a fé do homem que ele havia escolhido como seu campeão. Deus chamou Abraão, filho de um fabricante de ídolos, e ordenar-lhe: "Sai-te da tua casa!" Deus não permite nenhum compromisso. Deus toma uma posição onde o mal tem que ser totalmente negado. De nenhuma outra maneira o bem pode começar.

Deus disse que vai começar uma nova história, em que nenhum elemento do mal permanecerá. Deus exige uma resposta completa do homem. Aqueles que seguem a orientação de Deus devem começar a partir da negação absoluta do mundo do mal. É por isso que Jesus Cristo ensinou: “Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.” (Mat. 10:39) Também ele falou: “...os inimigos do homem serão os da sua própria família.” (Mat. 10:36)

Você pode perguntar, que tipo de mensagem é essa? Este é o caminho de Deus, de escolher o seu próprio povo e colocá-los em uma posição onde eles serão rejeitados pelo mal. Caso contrário, seu campeão não pode fazer nada de bom para Deus. Do ponto de vista do padrão de Deus, então, os cristãos modernos têm tido um tempo muito fácil. Isso é muito estranho, porque não há nenhuma maneira fácil indicada na doutrina cristã. Eu me pergunto quantos cristãos são realmente sérios quanto a seguir o caminho de Deus? A exigência de Deus é absoluta. Ele não permite meio termo.[1]

A palavra Lech lechá, em hebraico, significa “Va! Anda!” É um imperativo, uma ordem. Abraão, quando chamado obedeceu, e partiu sem saber para onde iria, rumo ao desconhecido, sem retorno. Por isso, Abraão era chamado de “Hebreu”, Ivri em hebraico, que significa aquele que cruza, que atravessa, chegando a uma outra margem.

“Bênção”, em hebraico é Bracha e vem do verbo Barach que significa “abençoar”, “bendizer”, “louvar”, conceder poder a alguém para ser bem-sucedido e próspero. Ela tem a mesma raiz de Bérech, “joelho”. Sempre que Deus encontra um homem ajoelhado, se humilhando para adorá-Lo, Ele concede a benção. A benção exige de nós um caminhar com o Eterno, é preciso edificar  
um altar onde o nosso “eu” morra, e onde nos esvaziemos e nos tornemos leves para sermos cheios do conteúdo de Deus.[2]

Gênesis 12:7Apareceu o Senhor a Abrão e disse: “À tua semente darei esta terra.” Abraão edificou ali um altar ao Senhor.

A palavra “semente”, em hebraico é zera, e no grego spermáticos. Deus queria que os descendentes de Abraão possuíssem aquele pedaço de terra, que mais tarde seria chamado de Israel. Ele entendeu que sem Deus não poderia realizar a multiplicação dessa semente, o altar, é o lugar de arrependimento, que leve à abundância.  O altar Mizbêah,em hebraico significa “porte de entrada”, “morte” ou “sacrifício”.

 Gênesis 12: 10 - E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito... (12) E será que,quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim... (13) Dize, peço-te, que és minha irmã... (15) e foi a mulher tomada para a casa de Faraó. (16) E fez bem a Abrão por amor dela; ele teve ovelhas, e vacas, e jumentos, e servos, e camelos. (17) Feriu, porém, o Senhor a Faraó com grandes pragas, e a sua casa, por causa de Sarai, mulher de Abraão. (18) Então chamou Faraó a Abraão, e disse: Que é isto que me fizeste? Por que não me disseste que ela era tua mulher? (19) Por que disseste: É minha irmã? De maneira que a houvera tomada por minha mulher; agora, pois eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te. (20)E Faraó deu ordens aos varões a seu respeito, e acompanharam-no a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha.

Uma vez que Noé era o segundo antepassado humano, para Abraão restaurar a posição de Noé, ele também tinha que assumir a posição de Adão. Por essa razão, ele deveria fazer uma condição de indenização simbólica para restaurar a posição da família de Adão antes de poder fazer a sua oferta simbólica.

Neste sentido, a Bíblia contém o relato de uma viagem feita por Abraão para o Egito por causa da fome. Quando entrou no Egito, Abraão instruiu sua esposa Sara para se apresentar como sua irmã, pois estava com medo de que o faraó pudesse desejá-la. Abraão temia que o faraó o matasse se descobrisse que ele era o esposo de Sara. Desse modo, ao comando do faraó, Abraão entregou-lhe Sara enquanto ela estava na posição de sua irmã. Depois disso, Deus castigou o faraó, e Abraão teve de volta sua esposa, juntamente com seu sobrinho Ló e a abundante riqueza que o faraó lhe deu, e deixaram o Egito.

Sem saber, Abraão trilhou este curso providencial para fazer uma condição de indenização simbólica para restaurar a posição da família de Adão. Quando o arcanjo tomou Eva — subjugando sob seu domínio todos os descendentes de Eva e o mundo natural — Adão e Eva estavam ainda como irmão e irmã. Para Abraão fazer a condição de indenização para restaurar aquela situação, ele foi privado de Sara, que estava fazendo o papel de sua irmã, pelo faraó que representava satanás. Depois, ele teve que tomá-la de volta do faraó como sua esposa, junto com Ló e suas riquezas, os quais representavam toda a humanidade e o mundo natural, respectivamente. Uma vez que cumpriu esta condição de indenização, Abraão foi considerado apto para fazer a oferta simbólica[3].



[1] MOON Sun Myung - O Future do Cristianismo – Discurso - 28 de Outubro de 1973
[2] GUIMARAES Marcelo. A Torah. Bereshit. Belo Horizonte: AMES, 2006, pág. 85
[3] Exposição do Princípio Divino – pag. 228

No comments:

Post a Comment