Saturday, January 4, 2014

Abrão volta do Egito

Abrão volta do Egito

Gênesis 13: 1-18 – Abraão volta do Egito e se separa de Ló. Abraão estava caminhando pela fé, sendo guiado por Deus. Disse o Senhor a Abraão: “farei a tua semente como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, também a tua semente será contada... e edificou ali um altar ao Senhor.

Guerra de quatro reis contra cinco

Gênesis 14: 1-17 – Reinos daquele lugar guerrearam entre si. Ló é levado cativo. Abraão enviou 318 guerreiros para resgatar seu sobrinho.

Melquisedeque abençoa Abrão

Gênesis 14: 18 -20 - E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

Melquisedeque, em hebraico, é um nome formado pela palavra Malqui – meu Rei – e Tsedec – Justiça. Ele é o Rei de Salém – Shalom – que significa paz, hoje, Jerusalém. Ele era também um Côhen – sacerdote. Ele é um Rei sacerdote da Justiça e da paz, prefigurando o Messias. Yeshua é chamado de sumo-sacerdote da ordem de Melquisedeque (Hb 7:17). O primeiro dízimo foi dado por Abraão a Melquisedeque, é um estatuto de Deus, que aparece antes da Lei mosaica.[1]



[1] GUIMARAES Marcelo. A Torah. Bereshit. Belo Horizonte: AMES, 2006, pág. 91

No comments:

Post a Comment